A Prefeitura de Santa Cruz do Sul está realizando um trabalho intenso de desassoreamento e desobstrução de arroios e sangas do município. Desde o início da operação, em meados de agosto, já foram desobstruídos 8.900 metros de cursos d`água em diversos trechos. Estão no mapa da operação os arroios das Pedras, Levis Pedroso, Jucury, do Moinho e também o Rio Pardinho.
Os trabalhos, que tem por objetivo minimizar os impactos de chuvas intensas e de contribuir para prevenção de futuros alagamentos, tiveram início nos bairros Várzea e Navegantes, área mais suscetível a esse tipo de ocorrência. Nessa região foram abertas 4.300 metros de valetas em arroios e sangas.
Atualmente, uma draga está trabalhando no Arroio das Pedras, na altura do bairro Arroio Grande, nas proximidades do Via Atacadista. Segundo o responsável por coordenar os trabalhos in loco, o assessor da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, Aldo Melchior, nesses mais de 60 dias de atividades já foram removidas cerca de 90 cargas de materiais dos leitos, incluindo pedras, galhos, troncos, folhas, mas também muito lixo e material descartado de forma irregular, como móveis, eletrodomésticos, colchões e outros.
Melchior explica que uma equipe trabalha diariamente para garantir que os cursos de água estejam livres de obstáculos e possam fluir normalmente. Em alguns trechos, a limpeza é executada de forma manual, com o uso de motosserra e cordas, minimizando o dano ao meio ambiente. Nas áreas onde há desbarrancamento de encostas, as pedras retiradas do leito estão sendo recolocadas para dar sustentação às margens.
Aldo destacou que o trabalho não tem data para ser concluído, tendo em vista a necessidade de manutenção contínua. "A gente não tem dúvida nenhuma de que isto vai ser extremamente benéfico, no sentido de evitar maiores prejuízos em períodos de muita chuva. O trabalho é permanente, não vamos concluir tão cedo", disse ele.
Estão envolvidas nas ações para melhorar a infraestrutura da cidade e prevenir problemas causados pelas chuvas, equipes das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura, de Segurança e Trânsito, Gabinete do Vice-Prefeito, por meio da Defesa Civil, além de engenheiros e outros técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana. A mão de obra é da prefeitura e o equipamento é terceirizado.